sábado, 29 de maio de 2010

Imagem manifesto água


A água está acabando, temos que agir!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Manifesto - 'Um rio saudável'

Direitos da água.
Poluimos o Rio Tietê a ponto de transformá-lo em lixo.Uma montanha de lixo, submersa. O governo diz que está agindo, tentando remover aqueles entulhos através de máquinas. A situação está ficando cada vez pior porque o volume diário de lixo é imenso e difícil de se retirar, e chegam até cobrir as margens do rio. O Rio Sena de Paris, estava muito póluído, mas, aos poucos, eles realizaram a operação de limpeza do rio, conhecido como rio dos namorados. Em Paris "cerca de 60% do esgoto coletado é limpo pelas estações habilitadas" afirmam também que "mesmo se houvesse um grau de tratamento de esgoto nas mesmas proporções que o realizado em Paris, a sujeira por aqui permaneceria mais pungente que no Sena francês" o site não justifica o porquê.
Se as águas do Rio Tietê e de outros rios continuarem sujas, mais peixes morrerão e mais doenças surgirão, se reproduzirão e contaminarão.
TEMOS QUE AGIR!
Entre os 6 países que gastam mais água no mundo, o Brasil se encontra em 5° lugar entre esses. Parte desssa água é utilizada por necessidade, mas boa parte dela também é desperdiçada por muitos brasileiros.
O Brasil tem uma das maiores disponibilidades de água do mundo. Porém, esta água está mal distribuída, no nordeste, pessoas passam sede por causa dessa mal distribuíção. Será que o Brasil teria recursos financeiros para exportar essa água? Se quiser saber a resposta, pergunte ao Governo, Lula.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Obra Vicente do Rego-Vitória n 28


Vaso Flores

Guiomar Novaes - Vídeo Chopin / Karem nº 16

links:
http://www.youtube.com/watch?v=l1WbAh1r4rI

http://www.youtube.com/watch?v=d8ps8ejs52k&feature=related (Homenagem de Nelson Freire para Guiomar Novaes)

Guiomar Novaes - Biografia parte 2 / Karem nº 16

Avaliada por um júri formado por célebres músicos foi apontada como a candidata com os melhores dotes artísticos e obteve a vaga. No conservatório, estudou com o húngaro Isidore Phillip e conquistou o primeiro prêmio ao concluir as provas finais, em 1911, com a execução da Balada, de Chopin. Poucos meses depois de graduar-se, projetou-se no mundo musical europeu. De Paris, realizou concertos em Londres, Itália, Suíça e Alemanha. Foi para os Estados Unidos a partir de 1915, ascendeu profissionalmente numa trajetória rara. Permaneceu 62 anos brilhando nos palcos. Foi genial ao interpretar Schumann e Chopin. Além de ter sido grande divulgadora da obra de Heitor Villa-Lobos no exterior.

Heloisa 7E n°10/ Antonio Gomide Obras



Antonio Gomide 1946, óleo sobre tela/ 65x81cm

Nome da obra não indentificada

Esse quadro vale R$45.ooo,oo

Heloisa 7E n°10/ Antonio Gomide Obras




Antonio Gomide 1946, óleo sobre a tela/38x46cm





Heloisa 7E n°10/ Foto de Antonio Gomide



Antonio Gomide 1918

Heloisa 7E n°10/ Antonio Gomide

Antonio Gomide foi escultor, pintor e desenhista e nasceu em Itapetininga em 1895 e morreu em Ubatuba em 1967.
Gomide foi para Suíça no ano de 1913 e se formou na Escola de Belas Artes. Ele viajou muito pela Europa e usufruiu muitas das técnicas utilizadas lá. Em Paris ele aprendeu sobre as técninas daquela época e conviveu com Picasso, Braque e muitos outros pintores que formavam a Escola de Paris. Antonio volta para o Brasil em 1926 e realiza um exposição individual em São Paulo. Em 1928 ele vai para a Europa mas em 1929 ele volta a São paulo e fica definitivamente.
"Gomide está entre os sujeitos de importânicia na arte viva do Brasil" mario de Andrade disse.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

victori nº29/histórico e definição

histórico:
o modernismo,teve como marco símbolico a semana de arte moderna que ocorreu em 1922, onde foi declarado o rompimento com o tradicional o modernismo é visto como um "estilonovo" pois defende um novo ponto de vista da estética e de seu compromisso com a cultura nacional, omdernismo tem como principal a pintura que tem livres pinceladas e certas diferenças nas relações figura/fundo e no trato da luz sem o comum claro/escuro, o periódo entre 1922 e 1930 é dito como o periódo em que se evidencia o compromisso dos artistas com a nova estica

alguns artistas do modernismo:

música:heitor villa-lobos
literatura:mário de andrade, oswald de andrade
escultura:victor brecheret
pintura:anita malfatti, di cavalcanti

definição:
a definição do mdernismo é de um conjunto de movimentos culturais e de estilos que entraram para a arte no séculoxx, a sua definição no brasil éde um grande movimento cultural que mostrou bastante sobre a sociedade brasileira na primeira metade do século xx.

fontes:www.wikipédia.com

Vicente do Rego-Vitória nº28

Vicente do Rego Monteiro nasceu em 1899 e em 1911 foi para Paris e cursou a academia Julian.Quando voltou ao Brasil em 1917 e dois anos depois, realizou em Recife sua primeira mostra individual e em 1920 se apresentou no Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.

Quando esteve em São Paulo entrou em contato com artistas que desencadeavam a semana de Arte Moderna, da qual ele participou, depois retornou para Paris, lá sua vida artistica e cultural foi influenciada.
Sua arte caracteriza-se por ter plasticidade, sensação volumetrica, textura quase imaterial e o forte desenho.
Vicente do Rego fez muitasboas telas, mas praticamente todas foram perdidasem um incendio na decada de 20.

domingo, 16 de maio de 2010

Poesias de Oswalde de Andrade- Laura nº17

Primeiro caderno do aluno de poesia
Senhor
Que eu não fique nunca
Como esse velho inglês
Aí do lado
Que dorme numa cadeira
À espera de visitas que não vêm
(Primeiro caderno do aluno de poesia)
Erro de português
Quando o português chegou
Debaixo de uma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português.
Oferta
Quem sabe
Se algum dia
Traria
O elevador
Até aqui
O teu amor

Biografia de Oswald de Andrade- Laura nº17


José Oswald de Souza Andrade nasceu em São Paulo no ano de 1890.Foi poeta, romancista e dramaturgo. Era de uma família rica. Entrou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco em 1909.
No ano de 1912, foi para Paris, onde conheceu o Futurismo, um movimento artístico e literário, e Kamiá, mãe de seu filho, Nonê.
Quando voltou para São Paulo, continuou o jornalismo literário. Em 1917, passou a viver com Maria de Lourdes Olzani (a Deise).
Defendeu Anita Malfaltti de uma crítica de Monteiro Lobato e fundou o jornal "Papel e Tinta". Com Anita, Mário de Andrade e outros intelectuais, organizou a Semana de Arte Moderna de 22.
Publicou "Os Condenados" e "Memórias de João Miramar". Em 1924, iniciou o Pau-Brasil. Em 1926, casou-se com Tarsila do Amaral. O casal se tornou a dupla mais importante das artes brasileiras.
Ele escreveu o "Manifesto Antropofágico", em que propôs que o Brasil devorasse as culturas estrangeiras e criasse uma cultura própria.
Com a crise de 1929, teve seu dinheiro abalado e sofreu uma reviravolta na vida. Rompeu com Mário, separou- se de Tarsila e casou- se com Patrícia Galvão ( a Pagu). Desse casamento nasceu Rudá, o segundo filho de Oswald de Andrade.
Filiou-se ao PCB (Partido Comunista Brasileiro) após a revolução de 1930. Um ano depois, quando dirigia o jornal "O Homem do Povo", foi preso várias vezes.
Oswald de Andrade se casou com Julieta Bárbara após se separar de Pagu. Em 1944, mais um casamento, dessa vez com Maria Antonieta D'Aikmin.
Além de poemas, já havia lançado o romance "Serafim Ponte Grande" e as peças "O Homem e o Cavalo" e "O Rei da Vela".
No ano de 1939, na Suécia, representou o Brasil em um congresso do Pen Club. Prestou concurso para a cadeira de literatura brasileira na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP com a tese "A Arcádia e a Incofidência", em 1945, conseguiu título de livre-docente.
Oswald morreu com 64 anos. Sua poesia seria percursora do concretismo e do tropicalismo.

Fonte:
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u316.jhtm

Foto - Karem nº 16


Guiomar Novaes e sua mãe, Anna Novaes, era pianista e compositora.

fonte: http://www.mulheresdesaojoao.com.br/site/txt_guiomar_bio_1962.php

Foto - Karem nº 16


Em 1963, Guiomar Novaes é convidada especial para representar a América Latina na comemoração do 15º aniversário da Declaração dos Direitos do Homem, promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York.

Foto - Karem nº 16



Guiomar Novaes









fonte: http://www.memorialdafama.com/biografiasEI/GuiomarNovaes.html

Biografia de Guiomar Novaes - Karem n° 16

Guiomar Novaes (1896 – 1979) começou a tocar piano aos 8 anos de idade. Nascida no interior de São Paulo, cresceu em meio a uma família de 19 crianças e num ambiente religioso. Foi impulsionada pelo som do piano tocado pelas irmãs mais velhas. Dominou as notas antes de aprender a ler e escrever. Seu primeiro professor foi o paulista Eugênio Nogueira e, tempo depois, italiano Luigi Chiaffarelli, com quem realizou suas primeiras apresentações, os saraus musicais, em São Paulo e, depois no Rio de Janeiro.
Se tornou a maior pianista brasileira e uma das maiores celebridades nos meios musicais da Europa e dos Estados Unidos no início do século XX. Em 1909, aos 15 anos, partiu para a Europa para tentar uma vaga no Conservatório de Música de Paris.

fonte: http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_789.html